Extração de siso
Extração de siso
Os dentes do siso são os últimos elementos a erupcionarem na arcada dentária. O seu nascimento se dá em geral entre os 16 e os 24 anos de idade.
Essa característica conferida a eles, erupção tardia, faz com que muitas das vezes os terceiros molares não nasçam ou erupcionem parcialmente pela falta de espaço e/ou pela posição incorreta do germe dentário.
Ao nascer parcialmente, o dente fica encoberto por um capuz gengival, condição essa que favorece o acúmulo de bactérias, de restos alimentares e dificulta a manutenção da higiene eficiente na região, desencadeando um quadro inflamatório chamado de pericoronarite. É bom ressaltar, que se essa inflamação for muito agressiva ela acarretará em manifestações sistêmicas ao paciente como: febre, mal estar, edema… Nesse caso, o uso da antibioticoterapia se faz necessário para conter o avanço da infecção bacteriana.
O tema extração ainda gera pavor em muitas pessoas, mas não se preocupe, os esforços da nossa equipe são concentrados no sentido de fazer com que a retirada do siso seja realizada da forma mais segura e confortável possível. Para isso, o profissional recorre a exames de imagem, pois com o apoio desse material, o especialista consegue planejar a melhor conduta a ser executada na hora da intervenção cirúrgica assegurando o resultado desejável que é uma extração com mínimo trauma aos tecidos adjacentes ao dente e num curto espaço de tempo; sendo assim, muito mais previsível.
A cirurgia de retirada do terceiro molar ocorre como qualquer outra extração, ou seja, sob o efeito de anestesia local e o tempo do procedimento é dependente da complexidade do caso. Após a extração, o profissional responsável faz uma sutura (ponto) na região que deve ser removida em até 7 dias, geralmente, e fornece ao paciente as informações dos cuidados no pós operatório e a prescrição medicamentosa mais adequada.
Dentes sisos impactados
Dentes sisos impactados são os terceiros molares que não conseguem sair normalmente na boca devido à falta de espaço ou a uma má posição. Isso pode causar dor e complicações, e a extração é muitas vezes necessária para evitar problemas futuros.
Dentes do siso impactado inclinado
Dentes do siso impactado na posição vertical
Benefícios da Extração do siso
Evitar dor e desconforto no local do nascimento do terceiro molar
Evitar infecções
Evitar a formação de cistos
Tornar mais fácil a higienização
Evitar dores na face e no ouvido.
O que os pacientes estão falando de nós!
Avaliação 5 estrelas no Doctoralia
FAQ
Todo mundo precisa extrair o siso?
Nem sempre. Quando os terceiros molares erupcionam em uma posição desejável, não comprometem a estabilidade da arcada dentária e nem causam dor ou desconforto ao paciente a indicação da extração não é recomendada.
Onde dói quando o siso está nascendo ?
A dor pode ser local, ou seja, na região posterior ao segundo molar. Mas, não é incomum que a sintomatologia dolorosa se espalhe também pela face, pela região do osso mandibular, pelo ouvido, além de causar dor de cabeça. Isso acontece porque as regiões citadas podem compartilhar terminações nervosas.
Quanto tempo tem que ficar de repouso depois de tirar o siso?
O tempo vai ser dependente do ato cirúrgico. Mas, de uma maneira geral, dois ou três dias já são suficientes. Ademais, também se orienta ao paciente que ele evite a exposição solar, o contato excessivo com calor (fogão) e atividades físicas por, no mínimo, 5 dias.