⚠️ Não aceitamos planos odontológicos ⚠️
logo zoe odontologia em niteroi

Implantes Dentários

Implantes Dentários

O dente é um órgão localizada na boca e tem o papel de desempenhar várias funções. 

Quando um elemento dentário é perdido a melhor forma de substituí-lo é com a instalação de um implante dentário. Dentre tantas vantagens que ele apresenta estão a recuperação da função, o bem-estar e a manutenção da autoestima em dia.

Na clínica, temos profissionais com anos de experiência, tanto no tocante a parte cirúrgica quanto a fase protética, sendo eles, altamente qualificados  para entregar um trabalho de excelência.

Benefícios do Implantes Dentários

01

Estética

É um trabalho que entrega um resultado bem similar a de um dente natural quando falamos da estética e da função mastigatória. Fora isso, a instalação de um implante ainda previne o envelhecimento facial precoce por causar a interrupção do processo de reabsorção (diminuição) óssea. Vou explicar melhor, uma das funções da raiz do dente é preservar o osso alveolar, no entanto, quando ela não está mais presente, o osso daquela região é desgastado continuamente até que as mudança na expressão facial sejam bem perceptíveis.

02

Durabilidade

O implante é uma solução projetada para durar por um período de tempo bem longo desde que todos os cuidados relacionados a sua instalação, manutenção e os cuidados com a higiene estejam em dia.

03

Estabilidade dos dentes vizinhos

Quando um elemento dentário é perdido os dentes que se relacionavam com ele mudam de posição inclinando- se em direção ao espaço vazio, alterando desse modo, a oclusão (mordida), a estética, a eficiência mastigatória e podendo ocasionar ainda problemas na articulação têmporo mandibular (ATM).

04

Não altera o paladar

A prótese total (dentadura) convencional, principalmente a superior, tem uma área de contato muito grande com a mucosa, e isso acaba por mascarar/alterar o sabor dos alimentos, como também, a sua temperatura. Na prótese sobre implante esse incômodo não está presente, uma vez que ela é uma prótese que tem dimensões bem menores e não recobre o palato (céu da boca).

05

Conservação de dentes naturais

A presença de todos os dentes em boca faz com que quando o sistema mastigatório esteja em função as cargas sobre os dentes sejam uniformes, ou seja, melhor distribuídas. Essa estabilidade preserva os dentes, fazendo com que eles durem por muito mais tempo em boca. 

Outro ponto também interessante no tocante a preservação dos dentes vizinhos, é que antes dos implantes o tratamento de eleição pelos pacientes/ dentistas era a prótese fixas. No entanto,um grande problema dessa técnica é que há a necessidade de se fazer desgastes nos dentes vizinhos já que eles são usados como apoio para a prótese.

06

Manutenção da eficiência mastigatória

Próteses dentárias suportadas por implantes melhoram a eficiência mastigatória, e como num efeito dominó, elevam substancial também o sistema de digestão e de absorção dos nutrientes. 

07

Fonética

A ausência de dentes, próteses removíveis mal adaptadas e dentes e/ou próteses em posição incorreta pode alterar a fonética do paciente. A dicção no portador de uma prótese sobre implante é efetivamente facilitada. 

08

Autoestima

De maneira geral, a maioria das pessoas que estão em busca do implante optam por esse tratamento porque estão almejando um ganho na sua autoestima, na autoconfiança e na qualidade de vida que foi diminuída ou perdida quando houve a perda de um ou mais elementos dentários. O  implantes tem o poder de devolver aos pacientes uma relação mais saudável e  otimista com a sua aparência. 

O implante dentário é um dispositivo feito em titânio, muito semelhante a um pequeno parafuso, que é fixado no osso alveolar e que tem a função de substituir a raiz de um dente que foi extraído. O parafuso serve de suporte para a coroa protética artificial definitiva que será confeccionada em média de 4 a 6 meses após a cirurgia, tempo esse necessário para que o implante se integre ao osso, num íntimo contato, sendo isso, a chave  para  o sucesso do procedimento.

O procedimento cirúrgico é feito no consultório, sob anestesia local e tem a duração média de 1 hora.

A taxa de sucesso da cirurgia gira em torno de 98%. Isso mostra o quanto esse tratamento é seguro e confiável. 

Passo a Passo

01 - Consulta Inicial

Anamnese, exame clínico, pedido de exames (radiografia periapical e tomografia computadorizada e etc), exposição por parte do paciente das suas expectativas e necessidades, acolhimento, conversa…

02 - Segunda Consulta

Avaliação dos exames trazidos pelo paciente, entrega do plano de tratamento, respostas as dúvidas trazidas por parte do paciente e marcação da cirurgia. 

03 - Dia da Cirurgia

O ato cirúrgico é realizado por um profissional qualificado e da confiança do paciente. Instalação de provisório fixo ou removível (acordado com o paciente). Entrega das receitas com as medicações  e as recomendações do pós operatório.

04 - Remoção dos pontos

Remoção dos pontos após uma semana e avaliação do paciente como um todo no pós cirúrgico. 

05 - Consulta de retorno

Consulta de retorno para iniciar a fase protética, que ocorrerá de 4 a 6 meses após a cirurgia de instalação do implante. Moldagem e envio para laboratório.

06 - Provas e Ajustes

Prova da estrutura da coroa e ajustes, caso haja necessidade. 

07 - Entrega

Entrega da coroa.

Na Zoe, o nosso foco é entregar trabalhos de excelência e para isso contamos com a utilização de materias com tecnologias avançadas, com equipamentos de ponta e com profissionais que investem em qualificação e conhecimento constantemente.

FAQ

– Pessoas que tem dentes ausentes;

– Indivíduos que gozem de boa saúde;

– Pacientes que queiram substituir próteses removíveis pela fixa. 

– Pacientes com menos de 18 anos;

– Em pessoas que tenham doenças crônicas como pressão alta ou diabetes desde que não estejam controladas; quem está fazendo quimioterapia, radioterapia (na região do lecal da cirurgia), hemodiálise, quem há meses de 6 meses fez alguma cirurgia cardíaca; quem sofreu infarto agudo do miocárdio ou AVC recentemente; 

– usuários de drogas ilícitas ou que abusem do álcool;

– Pessoas com higiene oral muito deficiente;   

– Pacientes que fazem uso de medicamentos da classe dos bifosfonatos;

– Pacientes com severa inflamação na gengiva e nos tecidos que cercam os dentes. 

1. Nada de atividade física nos dias seguintes ao procedimento;

2. Repouso por 48 horas após o procedimento;

3. Utilizar compressas geladas para auxiliar no inchaço da boca;

4. Priorizar alimentação líquida e pastosa na temperatura mais para gelada nos primeiros dias. 

5- Não cuspir nem ficar fazendo bochechos

6- Tomar as medicações rigorosamente no horário e do modo indicado. 

7- Evitar exposição prolongada ao sol.

Em média, essa cirurgia  dura cerca de 1 hora . Já para casos de pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada essa cirurgia pode perdurar em torno de 4 horas . 

Após o término no tratamento, com a instalação da coroa definitiva  o dente implantado fica muito similar a um dente natural quando pensamos nos quesitos: fala, estética e eficiência mastigatória. Sendo seu uso bem confortável.

Na grande maioria dos casos sim, chamamos de cirurgia em tempo único. Nos casos em que isso não é viável, faz-se a extração com a colocação de enxerto e após o período de cicatrização instala-se o implante. 

O sucesso do procedimento gira em torno 98% como mostra a literatura científica atual. Isso aponta o quanto esse procedimento é bem seguro e confiável desde que sejam respeitadas as suas limitações, indicações, a atenção e o cumprimento das orientações no pós operatório e os cuidados com a higiene oral.

Não. O procedimento é feito sob anestesia local. Com a ajuda dos anestésicos o tratamento se torna muito mais confortável e indolor. 

Abrir Whatsapp
1
Zoe Odontologia
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?